quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

508 DO MUSEU DA CARRIS NA LINHA 11


2 comentários:

  1. Ora o 508!!! É o primeiro duma série de 24, de 508 a 531, por um lado a última série de eléctricos de «primeira geração» ao serviço da carris, com lanternim, salva-vidas, dois motores de 25 cv General Motors, "controlers" Dick Kerr e travões de calço à roda e de calço ao carril manobrados, respectivamente, à direita e à esquerda do "controler"; por outro lado, e àparte a origem estrangeira do equipamento importado,foi também a primeira série de eléctricos totalmente construídos nas oficinas da Carris. Bons velhos tempos!...
    Entretanto, pormenor positivo, pode dizer-se que esta série teve globalmente melhor destino que as demais da Carris. Durante anos, é certo, muitos foram transformados ("remodelados")para unidireccionais, mutilados dos estribos do lado esquerdo, e circularam com atrelados. O 508 foi um deles. Mas hoje, não só o 508 foi restaurado na forma original, como também metade da série - 12 - emigrou para diversas cidades dos EUA, ondem fazem carreiras turísticas. Assim, mais de metade da série sobreviveu. Ainda por cima de construção portuguesa... Mais ou menos... A carris, à época, ainda era inglesa... Mas pronto, de qualquer forma... :))

    ResponderEliminar
  2. É bom ter estas actualizaçãos, sobre os eléctricos da Carris e saber da história deles.

    ResponderEliminar